sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CARLOS PAIÃO - "UMA VIDA DE CANÇÕES"

EXPOSIÇÃO
Centro Cultural de Ílhavo
12 Outubro a 30 Novembro de 2013
Elegendo como narrativa central o percurso artístico de Carlos Paião, a exposição recorda o talento, as canções e o extraordinário universo de criação musical do artista. Uma homenagem à sua carreira que, embora demasiado curta, se distingue por uma invulgar riqueza criativa.


Carlos Paião é um dos mais reconhecidos músicos e compositores do panorama da música ligeira portuguesa do século XX. Formado em Medicina, decide abandonar o seu exercício e dedicar-se inteiramente à interpretação e criação musical.
Carlos Paião produziu mais de trezentas canções.

É autor e intérprete de sucessos retumbantes como são os temas Souvenir de Portugal, Eu Não Sou Poeta, Play Back/Play Back, Pó de Arroz, Gá-gago, Marcha do Pião das Nicas, Zero a Zero, Meia Dúzia, Vinho do Porto/Vinho de Portugal, O Foguete, Discoteca, Cinderela, Aco Íris,Versos de Amor ou ainda Cegonha/Lá Longe Senhora.  

Enquanto compositor, escreveu canções de grande êxito para vários artistas portugueses, nomeadamente Amália Rodrigues, Cândida Branca Flor ou Herman José, com que criou as personagens Serafim Saudade e José Estebes.
Nasceu acidentalmente em Coimbra no ano de 1957, mas viveu toda a sua infância e juventude entre Ílhavo a terra natal dos pais e Cascais.

A 26 de Agosto de 1988, morre num violento acidente de viação, quando se dirigia para mais um concerto em Penalva do Castelo.

Estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em Setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem. Está sepultado em São Domingos de Rana, freguesia do concelho de Cascais.


Entrada Gratuita
  
José Porfírio Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário