quarta-feira, 17 de abril de 2013

SOS - APELO À COLABORAÇÃO

Caros filiados, amigos e simpatizantes do PAN e todos os que respeitam a vida e a dignidade dos seres vivos! Vimos apelar à vossa colaboração para impedir a realização de matança do porco pública, prevista para o próximo dia 20 de abril, com início pelas 9 horas em Portomar, concelho de Mira, que para além do desrespeito pelos direitos de animais e da promoção de violência gratuita, se encotra à margem da Lei.

Pedimos a todos para enviar, em tempo útil, as mensagens de protesto de autoria própria, ou aproveitando o texto da carta do PAN Aveiro aqui publicada, para os endereços de e-mail que se seguem, de forma a evitar esta barbárie.

mcarmo.caetano@dgv.min-agricultura.pt, mjcorreia@dgv.min-agricultura.pt, correio.asae@asae.pt, sepna@gnr.pt, geral@cm-mira.pt, gabinete.presidente@cm-mira.pt, brigite.capeloa@cm.mira.pt, gandarez.jornal@gmail.com, vozdemira@gmail.com

Modelo da mensagem:
Exmos. Senhores,
Venho por este meio informar V. Excelência e todas as entidades com responsabilidade direta na fiscalização destas ações, que no próximo dia 20-4-2013, na localidade de Portomar, Concelho de Mira, Distrito de Aveiro, vai organizar-se uma “Matança do Porco”, com início às 9 horas.
O evento é público e tem carácter comercial, cabendo a sua organização à Comissão de Festas de Portomar e Cabeço. A confirmar-se a intenção de organizar tal iniciativa, o PAN não pode deixar de demonstrar a sua tristeza e indignação pelo facto de se promover um evento centrado num acto de violência sobre um animal, provocando-lhe sofrimento atroz e gratuito, sem qualquer respeito pela sua condição o que é censurável e também ilegal.
A iniciativa de confraternização é de louvar, mas pode e deve ser promovida sem a matança exposta e violenta de um ser vivo, sujeita à assistência de crianças e jovens. Nesse efeito, importa referir que a realização de matança tradicional de suínos obedece aos requisitos do DL n.º 28/96, de 2 Abril, que transpõe para o ordenamento jurídico interno a Directiva n.º 93/119/CE, do Conselho, de 22 de Dezembro, relativa à protecção dos animais de abate quanto à contenção, atordoamento e sangria dos animais, em conjugação com as determinações constantes de Edital do Sr. Director-Geral de Veterinária, do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Pescas, datado de 06-06-2008.
As infrações ao diploma supra referido, nomeadamente os crimes contra a saúde pública, são puníveis, nos termos do DL n.º 28/84, de 20 de Janeiro, com pena de prisão até três anos e multa até 100 dias, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 22.º. Assim, vimos requerer a V.ª Exa. que se digne ordenar por forma a impedir, em tempo útil e de forma eficaz, a realização da anunciada matança. Certos de que poderemos contar com os melhores ofícios de V. Exa. não só para a manutenção da legalidade, como para a sensibilização do público para a adopção de costumes e medidas tendentes a um maior respeito pelo bem-estar animal.
(Nome)
(Localidade)
 Anexo: cartaz matança

Cartaz para anexar à mensagem (fazer download do PDF):

Sem comentários:

Enviar um comentário