quarta-feira, 20 de março de 2013

ENVENENAMENTOS DE ANIMAIS EM OVAR - COMUNICADO PAN

3 comentários:

  1. Grande percentagem dos brinquedos e da literatura para crianças versa sobre animais. Fábulas que falam da amizade entre crianças e todo o tipo de animais. Ensinamentos para a vida. Lições para o carácter da geração futura. Os pais babados apontam os dedos às figuras e emitam os sons do cachorro e do gato, deliciados com as reações dos meninos. Um dia as crianças saem à rua e deparam-se com um cenário idêntico a este de Ovar. Cães e gatos envenenados na via pública, assassinados com veneno espalhado nas ruas do Município, a morrerem de forma lenta e dolorosa. Primeiro penso nos animais, vítimas de um crime hediondo, depois penso nas crianças e na contradição que é a sua educação, e depois penso na população, verdadeiramente silenciosa, autista e medrosa, que continua a permitir que nos confundam com um país do terceiro mundo. Depois tudo é mais fácil. Os pais compram ou adotam um animal para satisfazerem a vontade do menino porque o cão e o gato do livro já não conseguem acompanhar a dinâmica do seu crescimento. Mais tarde já não querem o cão de verdade, mas querem outras coisas. Os pais, em vez de lutarem pela responsabilização dos filhos, optam pela solução mais fácil. O Abandono. E o ciclo continua. Se Portugal é o que é não se deve só aos que praticam o poder. É assim porque que as pessoas são assim, querem isto, permitem isto, e, no limite escolhem isto. Vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o teor deste post, a culpa é de todos nós, enquanto cidadãos, enquanto educardores, enquanto seres mais esclarecidos, que deveriamos acabar com esta bola de neve que leva a que todos os dias dezenas de dezenas de animais sejam abandonados, mal tratados e que morram em sofrimento, por capricho, maldade, desconhecimento e/ou por mil e uma desculpas que todos os dias a mente humana tende a criar. Claro que depois não nos poderemos admirar de que cada vez mais as gerações seguintes, estejam a leste do que é crescer com responsabilidade, pois somos Nós que estamos a falhar na transmissão de principios e valores. Os animais não são coisas descartáveis, mas é isso que todos os dias com os nossos comportamentos lhes estamos a transmitir.

    ResponderEliminar
  3. Como residente em Ovar desde 2005, terra essa de carnaval, sol, mar, ria, praia e natureza de verde, de facto os maus exemplos perante os animais vão persistindo.
    São cães mortos no canil municipal colocados em contentores de lixo indiferenciado.
    São animais recolhidos pelos seus serviços de um modo bárbaro e revoltante como muitos populares já assistiram e denunciaram.
    São cães recolhidos de terrenos alegadamente privados e sem o consentimento dos seus donos.
    São as "instalações" onde permanecem cães até serem abatidos.
    O link de "Veterinária" no site oficial da CMO como uma das muitas áreas de intervenção permanece inactivo ou nunca funciona há pelo menos dois anos. Já esteve com a designação de "área em manutenção" mas apenas isso! Manutenção se nunca terá tido sequer qualquer conteúdo!?
    Os mesmos Serviços Veterinários que não disponibilizam nem se empenham numa divulgação e adopção dos animais que recolhe.
    Agora são gatos envenenados, sei de senhora que já cuidou de vinte e quatro, agora tem apenas seis! A mesma senhora possui sacos de veneno que diz ser um produto muito caro e usado para matar insectos. Também em Ovar há um número de pombos mortos que tem aumentado drásticamente, já recolhi três do meio da estrada.
    Existe "no ar" o sentimento que até estas adoráveis aves também possam estar a ser vítimas de envenenamento para redução da sua população na cidade. Parece quie o argumento é que sujam tudo. São um grande núnero de situações que deveriam envergonhar as autoridades competentes, a própria edilidade, a mesma que até hoje nada avisa, nada divulga ou nada apela à sua população pois estamos perante, para além de um acto criminoso, de casos de saúde pública em questão. Já se passaram duas semanas e em um apelo conhecido ou visto em lado algum.
    Esta câmara dá provas claras de não gostar de animais. A prova é que pressionam pessoas que alimentam os animais errantes, ignorando ou fazendo de conta que não conhecem o estatuto consagrado ao "animal comunitário".
    Pressionam chegando ao ponto de alegarem que dar de comer a estes animais é poluir também o ambiente... Poluir? O quê? Os pratos onde comem e que são limpos a seguir? E tudo isto em terrenos privados? Mais poluição não será colocar os desperdícios ou sobras alimentares no simples contentor do lixo indiferenciado? Poluição em Ovar? Que legitimidade tem um pelouro do ambiente em reclamar quando obrigou uma criança de 13/14 anos a chamar os pais porque sentiu um cheiro fétido num contentor de lixo cheio de cães mortos lá colocados pelos próprios Serviços Veterinários? Degradação maior do ambiente e eco-sistemas não será mais estes envenenamentos de animais que poderão até entrar facilmente na cadeia alimentar de outros animais como os grifos, minhafres ou águias? Estes venenos não poderão ser ingeridos por coelhos, toupeiras, ratos e outros animais que mais tarde irão contaminar outros gatos saudáveis e pertencentes aos respectivos donos? Esta edilidade pretende mandar em propriedade privada? Decidir se o meu e o seu gato deve ou não estar confinado a quatro paredes durante uma vida inteira? Isto é que ser "também" amigos dos animais? Ter um orçamento camarário anual "só para os animais" não basta! É preciso vêr "in loco" que os mesmos são respeitados e que não se "fecha os olhos" a crimes incríveis como estes em Ovar onde gatos morrem lentamente e que mal comem estes venenos imediatamente desencadeam diarreias violentas carregadas de sangue... Pitágoras há já milhares de anos disse um dia que "Os animais partilham com os homens o previlégio de terem uma alma". Alma, valores e respeito esses que muito vão faltando às pessoas racionais em pleno século XXI.
    Como "ovarense" que há muito me considero, óbviamente que para mim tudo isto é triste, tudo isto é revoltante, tudo isto vai sendo Ovar.
    José Porfírio Santos - Ovar

    ResponderEliminar