quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

FUNDAÇÃO MATA DO BUÇACO VENCE PRÉMIO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA NO VALOR DE 50 MIL EUROS

A Fundação Mata do Buçaco foi a instituição vencedora do Prémio Manuel António da Mota, através da candidatura sobre o trabalho desenvolvido pelos cidadãos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, na Mata Nacional do Buçaco, no âmbito do Projeto BRIGHT. A decisão foi conhecida no dia 15 de dezembro, no Porto, na Conferência “Portugal Cidadão”, e a instituição vai receber agora um prémio pecuniário de 50 mil euros.
Mais um marco para a Mata Nacional do Buçaco, já que a Fundação que gere o espaço foi eleita, entre os dez projetos finalistas, a instituição vencedora da 4.ª edição do Prémio Manuel António da Mota. Um reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol daquele espaço único pelos cidadãos reclusos, que ali laboram desde 2010, no âmbito do BRIGHT. A vertente social do projecto foi assim galardoada com este prémio.
Para o Presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, “este é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação, os seus administradores e colaboradores, nomeadamente, os cidadãos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra que têm realizado um percurso notório desde o primeiro dia”.
“Quero aproveitar para agradecer também a todos os colaboradores da Fundação que receberam estes cidadãos reclusos de braços abertos, tratando-os sempre como amigos e não enquanto apenas colegas”, frisou ainda.
Por fim, António Jorge Franco deixou ainda umas palavras aos “Estabelecimentos Prisionais, nomeadamente, ao de Coimbra, que conseguem formar cidadãos reclusos dando-lhes oportunidade para que possam pensar num futuro mais risonho e na sua reintegração na sociedade”.
Recorde-se que a candidatura da Fundação Mata do Buçaco baseou-se na integração de cidadãos que se encontram em situação social particularmente desfavorecida, designadamente os reclusos. Recorde-se que, tendo mostrado disponibilidade para colaborar na integração e ressocialização de cidadãos reclusos (atualmente perfazem um número de sete indivíduos), a Fundação Mata do Buçaco, em cooperação com a Direção-Geral dos Serviços Prisionais, providencia, desde 2010 até ao presente, trabalho no âmbito da manutenção, proteção, preservação e conservação do património natural e histórico-artístico.
Após análise das candidaturas recebidas, provenientes de instituições de todo o território nacional, o comité de seleção, selecionou dez instituições, nas quais se encontrava a Fundação Mata do Buçaco, que venceu este prémio.
Quanto às restantes instituições finalistas estas foram: Associação CAIS, Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, Associação Rede de Universidades da Terceira Idade – RUTIS, Câmara Municipal de Odivelas, Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, Fundação Odemira, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Startup X – Associação e Universidade de Aveiro
A 4ª edição do Prémio Manuel António da Mota pretendia dar destaque à promoção da cidadania europeia e da concretização dos objetivos nacionais inscritos na estratégia Europa 2020.




Sem comentários:

Enviar um comentário