segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ATÉ SEMPRE, MADIBA

 

Nelson Mandela morreu no dia 5 de dezembro, aos 95 anos. Desapareceu o homem, mas o seu legado ficará para sempre nos nossos corações. Nelson Mandela, foi um exemplo de pacifismo, coragem e determinação. Liderou um país com graves assimetrias sociais depois do regime do apartheid que durou 46 anos, com serenidade e sabedoria, conseguindo manter a paz e unidade na África do Sul e no continente africano.
Esteve preso durante 27 anos por defender os seus ideais e em vez de acumular ressentimento e fúria contra os seus opressores, usou o seu tempo livre, entre os trabalhos forçados numa pedreira, para estudar, tendo tirado o curso de Direito por correspondência e cultivado a filosofia da não-violência inspirado por Ghandi.
Em 1987, as Nações Unidas votaram uma resolução para a libertação imediata de Nelson Mandela. Apenas três países votaram contra: EUA, chefiado por Ronald Reagan, Inglaterra, chefiada por Margareth Thatcher e Portugal, chefiado por Aníbal Cavaco Silva. Hoje Portugal está do lado certo da história, ao ter decretado um luto de três dias, com os votos unânimes de todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República.
O Partido pelos Animais e pela Natureza presta a sua sentida homenagem ao homem e ao seu legado a par com outros grandes pacifistas do Séc. XX. Curvamo-nos perante o seu exemplo e a sua memória.

José Porfírio Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário