quarta-feira, 24 de julho de 2013

REDE ARTE NOVA RECEBE MENÇÃO ESPECIAL DE PRÉMIO DA UNIÃO EUROPEIA


Foi atribuída uma menção especial nos prémios “Europa Nostra Awards” – Prémio da União Europeia para o Património Cultural, na categoria de Educação e Sensibilização, à “Réseau Art Nouveau Network” da qual Aveiro faz parte.

Atualmente, a Rede Arte Nova está a desenvolver o projeto “Arte Nova & Ecologia” com o apoio do programa Cultura 2007-2013 da Comissão Europeia, com o qual se pretende continuar a apresentar atividades bem como aumentar a consciência pública para assuntos de interesse corrente, nomeadamente no que diz respeito à importância da ecologia desde o período do movimento Arte Nova até à atualidade, Arte Nova e desenvolvimento sustentável e os efeitos do clima nos edifícios Arte Nova.

Neste contexto, a partir de outubro será exibida em todas as cidades participantes a exposição itinerante “Naturezas da Arte Nova” que irá permitir ao público observar os materiais Arte Nova em diversas etapas do processo criativo, da matéria-prima à obra de arte.

O projeto prevê ainda a realização de um simpósio internacional em Bruxelas no próximo mês de dezembro com o tópico “Perceção da Arte Nova” com o intuito de assinalar os 10 anos da Rede.Importa ainda realçar que a “Réseau Art Nouveau Network” planeou uma série de cinco laboratórios históricos, organizados por 14 cidades e regiões europeias: Ålesund (NO), Aveiro (PT), Bad Nauheim (DE), Barcelona (ES), Bruxelles-Brussel (BE), Glasgow (EN), Helsinki (FL), La Chaux-de-Fonds (CH), La Habana (CU), Ljubljana (SL), Nancy (FR), Região da Lombardia (TI), Riga (LV) e Terrassa (ES). O último terá lugar em Riga em setembro de 2014. Aveiro recebeu um laboratório no passado mês de janeiro com o tema “Matérias-primas e Arte Nova”.

Os laboratórios consistem em dias de estudo que oferecem ao público a possibilidade de trocar conhecimentos e práticas, combinam investigação, prática profissional e experiências, cujos assuntos podem também atrair o público geral, bem como os profissionais. 


Fonte:  http://www.cm-aveiro.pt/www/Templates/TONewDetail.aspx?id_object=40623&indexnew=5

Sem comentários:

Enviar um comentário